sábado, 10 de agosto de 2013

Mulheres da Bíblia: Miriã



Miriã

   Miriã era filha de Joquebede, e a irmã mais velha de Moisés, a criancinha que havia sido colocado num cesto de junco a fim de que fosse salvo da morte.
   O decreto de Faraó foi desumano, duro e impiedoso: Toda criança hebreia do sexo masculino deveria ser morta. E, Miriã sofria por causa do irmãozinho recém-nascido, ela sabia que a situação era difícil mas, ela aprendeu com seus pais a confiar no Senhor. Seu coração sabia que a situação não era fácil e por isso ela tinha medo, ela tinha somente doze anos, era ainda uma criança. 
    Ela aprendeu com seus pais a amar seus irmãos. Certamente, ela juntamente com eles, orava ao Senhor pela vida do seu irmão. Ela o amava e não queria que ele morresse. Miriã aprendeu com seus pais a ser fiel à família. Ela espreitava de longe o rumo do cesto que havia sido lançado no rio Nilo e onde se encontrava o seu irmãozinho Moisés. Ela, apesar de ser ainda uma criança, não revelou a ninguém que seu irmão estava escondido em sua casa para não ser morto. Ela aprendeu a ser fiel e leal à sua família.
   Miriã, mesmo sendo tão jovem, tinha uma natureza forte e decidida. Tudo isto ela aprendeu com sua mãe Joquebede que a ensinava a ser fiel, ter diligência, responsabilidade e prudência.
    Ela foi cuidadosa, amorosa por cuidar, mesmo de longe, do seu irmão Moisés que era levado pela correnteza do rio. Ela foi cuidadosa e amorosa ao perguntar à filha de Faraó: 

“... Irei chamar uma ama das hebreias, que crie este menino para ti?” (Êxodo 2:7) 

      Sabemos que esta hebreia era a sua própria mãe Joquebede. Miriã, foi usada por Deus para zelar pela vida de seu irmão Moisés, pois lá na frente iria ele ser usado por Deus para libertar os hebreus da escravidão.
     Apesar de ter muitas qualidades, Miriã havia errado, cometeu algo que desagradou à Deus. Quando Moisés se casou, Miriã e seu outro irmão, chamado Arão, falaram contra ele. Esta foi, na verdade, uma demonstração do ciúme e inveja que tinham de Moisés, já que ele era muito usado por Deus. Ela não o alertou sobre a mulher com quem ele casara, mas sim o criticou de uma forma que desagradou a Deus. 

"Falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita que tomara; pois tinha tomado a mulher cuxita. E, disseram: Porventura, tem falado o SENHOR somente por Moisés? Não tem falado também por nós? O SENHOR o ouviu. [...] 
E a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se. A nuvem afastou-se de sobre a tenda; e eis que Miriã achou-se leprosa, branca como neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa." (Números 12.1-2; 9-10)


    Pelo resultado da desaprovação divina, percebe-se que Miriã quis disseminar contenda, pois o que ela fez não tem a ver com a exortação em amor. Ela quis expor seu irmão, criticando, falando dele. Desejou a aprovação de Arão contra Moisés, para falar mal daquele que era “mais” usado por Deus.
    A história de Miriã nos ensina a ficarmos atentos, sermos usados a favor do Reino de Deus, para salvar vidas, e não para expor os pecados de outras pessoas. Cuidado, você pode se tornar leproso na alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário